quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Amor simplesmente Amor


O Cristianismo do Novo Testamento é a resposta humana para a revelação do Criador como Deus de amor. Em amor por aqueles que não amavam, o Pai deu o Filho, e o Filho deu sua vida, e o Pai e o filho juntos enviaram o Espírito Santo, para salvar os pecadores da miséria e levá-los à glória.


Crer e desfrutar dessa tremenda realidade do amor Divino, sustenta o amor por Deus e pelo próximo, que os dois grandes mandamentos exigem:"Mestre, qual é o grande mandamento da Lei?


Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, e todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas." (Mateus 22:36-40)O nosso amor expressa nossa gratidão pelo amor gracioso de Deus para conosco e o imita como um modelo.


"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (Efésios 4:32)"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos." (1João 3:16)O amor cristão é a marca indispensável da vida cristã.


A medida e a prova do amor a Deus é a obediência a Ele de todo o coração. "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1João 5:3-4) - leia também João 14:15, 21-23); a medida e a prova do amor ao próximo é dar a própria vida em favor dele. "O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.


Ninguém tem maior amor do que do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos." (João 15:12-13)Esse amor sacrificial envolve dar, gastar e até empobrecer-se pelo bem-estar do próximo.


A história apresentada por Jesus acerca da bondade do samaritano para com um tradicional inimigo é o seu modelo de como se deve amar o próximo. (Leia Lucas 10:25-37)O amor cristão é descrito em 1Coríntios 13. A sua total ausência de interesse próprio é marcante.


O amor busca o bem do próximo, e a sua verdadeira medida é o quanto ele dá para que se alcance tal fim. Mais do que simples emoção, o amor é um princípio de ação. É uma questão de fazer algo pelos outros por compaixão a eles, sem levar em conta se sentimos ou não afeição por eles.


É pelo amor ativo de uns para com os outros que os discípulos de Jesus podem ser reconhecidos."Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.Nisto conhecerão todos os que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:34-35)*Texto retirado da Bíblia de Estudo de Genebra - pág.1363 - Livro de 1Coríntios.


E porque não nos questionarmos sobre a nossa forma de amar? É esse o amor que tempos sentido pelo próximo, por pior que este próximo - ou nem tão próximo assim -, seja?


Falhas? Sempre haverão! Mas desistir de tentar? Nunca.É este amor que a Igreja de Cristo tem vivido? A Igreja tem se questionado quanto a isto? Tem amado as pessoas com suas fraquezas, diferenças, falhas...?E você, tem feito a diferença, com seu amor, na sua casa?


Na sua igreja, no seu trabalho, no dia a dia? Ou tem apenas cobrado que as pessoas o amem assim como você é? Já parou pra pensar nisso? Não? Não acha que seria uma boa hora para reavaliar a sua vida, sua convivência com o próximo?Cristo apanhou na face, e ofereceu a outra... Foi negado por muitos, e continua sendo, infelizmente... Mas se deu a Si mesmo por amor de mim, de você, de vocês... E você, o que tem feito com o amor que Cristo que derramou por ti naquela cruz...?

Nenhum comentário: