segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Mulher de Ló


"Lembrai-vos da mulher de Ló" (Lucas 17:32)

Quando pensamos na mulher de Ló, imediatamente nos vem a memória a estátua de sal.

A bíblia nos relata que havia discensão entre os pastores de Ló e os de Abrão, nos vemos essa narrativa registrada em Genesis 13:7 e 8; para evitar que a contenda se alastrasse de forma até a atingir os relacionamentos pessoais de Abrão e Ló, aquele decidiu que havia chegado a hora da separação.

Abrão em uma infinita sabedoria dada por Deus deixa para Ló o livre arbítrio de escolher ou direita ou esquerda...e o oposto ficaria para ele.

Nos diz a palavra de Deus, " E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes de o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro." (Genesis: 13:10,11).

Aos olhos de Ló essa era a melhor escolha, pois estava diante de si uma terra produtiva aos seus olhos, porém, sabemos que a dura realidade a cerca daquelas cidades veio com o tempo.

Ló sem direção de Deus levara sua família para o meio da corrupção, passou a viver no meio de homens de Belial..sodomitas.

Deus na sua infinita misericórdia e amor, pois o Senhor sabia que Ló não havia se corrompido, poupa-lhe a vida, envia seus anjos para tirar ele e toda a sua casa, porém, a mulher de Ló estava totalmente corrompida pela cidade e sua aparente beleza, sai da cidade mas a cidade não sai do seu coração.

No meio da fuga olha para trás...termina aí sua história e fica a lição deixada por sua tolice.

Olhar para trás representa o apego que temos ao passado, representa retroagir e o Senhor tem nos preparado caminhos novos, a mulher de Ló não conseguia enxergar o novo, pois os seus olhos se acostumaram com o velho.

Virou estátua de sal, nem nome tinha somente é conhecida como a "mulher de Ló".

O apego ao que ficou para trás muitas vezes tira a identidade que temos para o futuro.

Por isso Lucas declarou "Lembrai-vos da mulher de Ló".

O Senhor nos manda trazer a memória aquilo que nos dá esperança, e até nos exemplos negativos temos esperança de que transformaremos a nossa vida e não cometeremos o mesmo erro.

Margarete

Nenhum comentário: