domingo, 22 de junho de 2008

Os olhos


"A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso". (Lucas 11:34).




Alguns dicionários da língua portuguesa definem assim a candeia - vela de cera; pequena lâmpada de bico.


Sabemos que as velas são acesas com intuito de iluminar, bem como, as lâmpadas têem a mesma função iluminar o ambiente aonde estão sendo usadas.


Os olhos declara o Senhor Jesus é a luminária do nosso corpo, ele tem a função de clarear, logo os nossos olhos deverão ser simples, bons, para que também o nosso corpo seja bom.


A maior parte das informações processadas em nosso cerebro "entra" pelos olhos e é enviada ao nosso corpo, em forma de estímulos. Logo se nossos olhos se fixarem em boas coisas, o nosso corpo receberá bons estímulos.


O Salmista declarou que não poria nada mal diante dos seus olhos, certamente ele sabia que os seus olhos seriam responsáveis por muitas coisas em sua vida. Temos o exemplo clássico do rei Davi, a Bíblia nos declara "E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. "2 Samuel 11:2.


Ora Davi deixou que seus olhos fossem maus, assim todo o seu corpo se tornou tenebroso, pois com seus olhos cobiçou, com seu corpo pecou, com sua mente maquinou o assassinato de Urias.


Os olhos de Davi ao invés de iluminar o seu corpo, colocou-o em trevas, em angústias, enfim em pecado.


Quantos teem usado os olhos não como candeia, mas como um abismo não só para o seu corpo, mas também para sua própria vida.


Muitos tem tropeçado através de seus olhos. Relegado a segundo plano o conselho do Mestre. Deixado que as trevas entre em suas vidas por brechas "nos olhos".




Missionária Margarete

Nenhum comentário: